sexta-feira, 4 de março de 2011

Entenda-Se Quiser, O Armário.

A quem quiser saber, vou contar:
Um desses grandes sábios deixou eu ver seu velho armário,
Onde ele guardava tudo que caia do céu e virava lixo no chão.
Ele conta que todo o dia ele tinha uma nova dor para colocar no armário, e o mesmo
Já estava com suas prateleiras envergando, gavetas não fechando e perguntei
O que eu não entendia. Avisei o que ele já sabia. "O armário não aguenta mais.
Acho melhor parar de colocar as coisas aí dentro."
Mas não ouvi uma resposta.
...
Enfim os meses passaram me levando a ver o sábio e seu velho armário outra vez.
Fiquei confortável em uma cadeira que ele me ofereceu para sentar e ouvi tudo.
Ele falava sobre as coisas da vida que eu queria entender, mas lá estavam
As prateleiras em "V" e as gavetas escancaradas que ele todo dia presentiava...
Na minha cabeça só me perguntava como um homem tão inteligente poderia
Ser tão desorganizado e confuso, mas ele continuava falando sobre muito, e
Só me restou ouvir em silêncio. Até que ele se levantou e tirou do bolso
Um punhado de pregos tortos e amassasados e algumas pedras vazias.
Fiquei vendo aquela cena patética, ele procurando espaço onde não havia
Para guardar coisas tão inúteis!!! Sem nem pensar, levantei da cadeira
Cheio de motivos bruscos que ela caiu longe no chão. Fui até o sábio
Segurei sua mão, olhei para ele nos olhos e disse:

"Se colocar mais alguma coisa nesse armário, ele vai quebrar, não percebe?"

Só que o mestre olhava para longe, onde havia uma cadeira caída no chão
Quebrada, faltando uma perna. Ele lentamente foi até lá e antes que eu
Pudesse me desculpar, disse, enquanto juntava o que já não servia mais:

"Tudo bem. Deixa que eu pego."

E então fiquei vendo aquele homem que junta o que os outros deixam no chão,
Colocar uma cadeira de três pernas em seu armário prestes a explodir de tanto.
Ele procurava um lugar, um jeito de encaixar, e eu, onde me esconder...
Ficamos horas congelados nessa cena, nunca vou esquecer quando percebi que
Aquele armário era o fardo de uma vida, era o peso do pecado alheio, era triste,

Mas se fosse para quebrar já teria quebrado.



.

0 viajante(s):